segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Reflexão Semanal 3

Esta semana foi deveras importante para nós e para o desenvolvimento do nosso projecto. Foi importante tanto a nível de adquirir conhecimentos como de produção de textos.
Durante esta semana concluímos um texto relacionado com o “Parque do Vale do Guadiana”; reformulámos “A origem das Aves Nocturnas”; e começamos a elaborar “ As características anatómicas das Aves Nocturnas” e “A distribuição do Bufo Pequeno”.
A nível dos conhecimentos das técnicas relevantes para a análise das regurgitações de Asio Otus que possuímos, foi sem dúvida a parte mais importante da semana. Isto porque na quarta-feira, dia 21, recebemos a visita de duas pessoas que são importantes para o nosso projecto. São elas a Inês Roque e Carlos Godinho do laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora. Esta visita teve como objectivo ajudarem-nos na forma como se analisam regurgitações e qual o seu conteúdo, de forma a aproveitarmos o máximo possível esta actividade, pois o facto de termos acesso a regrugitações de Asio Otus é uma grande opurtunidade para o nosso projecto, e assim temos uma conclusão mais fundamentada. Discutimos também várias ideias relacionadas com os livros que o projecto Ciência Viva nos poderá disponibilizar para a melhor elaboração deste projecto; deram-nos algumas dicas para melhorarmos o nosso blog; garantiram-nos, com grande expectativa nossa, ajuda e colaboração no que possível. Em termos de laboratório relembraram-nos as ideias básicas da análise de regurgitações e as variadas formas de a fazermos, chegando a conclusões concretas. Por outro lado, ficamos com uma ideia de como fazer a pesagem e medição de cada regurgitação, e como manusear os utensílios necessários para o fazer. Acabámos com esta visita por etiquetar cada regurgitação, mas apenas o fizemos para as inteiras, porque algumas regurgitações não estavam intactas e outras estavam em grande parte deterioradas.
Em jeito de conclusão esta semana foi importante devido ao primeiro contacto que tivemos com as regurgitações, que vão ser a base do nosso projecto pois são elas que nos vão dar a conhecer e estudar a alimentação da ave em questão, o Bufo Pequeno, Asio Otus. Assim já estamos prontos para começar o trabalho prático, sendo esta a vertente mais importante deste projecto.

Sem comentários: